Dicas Para Seus Jogos de RPG Onlines

RuneScape

RuneScape , é um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) produzido pela empresa britânica Jagex Ltda. Foi criado oficialmente em 1998, por Andrew Gower. O jogo possui mais de 138.000.000 (Cento e trinta e oito milhões) contas criadas acima do level 25, e foi reconhecido pelo Guinness como o MMORPG mais famoso e trabalhoso do mundo.

 

O Jogo

Novos jogadores começam numa área isolada. São então liderados numa pequena história na qual aprendem as habilidades F2P necessárias para serem bem sucedidos no mundo de RuneScape. Após esse "tutorial", os jogadores podem conversar com tutores. Esses NPC’s (non-playable characters – Personagens controlados pelo computador) podem reabastecer o jogador com os itens necessários se for preciso e dar aos jogadores informações e dicas sobre as habilidades.

Originalmente, quando o tutorial foi criado em 24 de Setembro de 2002, se passava numa ilha separada do resto do mundo, sendo que o jogador poderia acessar o mundo através da cidade de Lumbridge uma vez que terminasse o tutorial. Em 14 de Julho de 2008, um novo tutorial foi introduzido. Foi temporariamente removido por haver algumas falhas na programação. Atualmente o Tutorial foi reescrito, mantendo algumas características do antigo, como uma pequena aventura, porém não obriga o jogador a passar por todas as habilidades antes de receber livre acesso ao jogo.

Habilidades

As 25 habilidades, ou skills no RuneScape permitem os jogadores fazer várias atividades no jogo, permitindo interação com os NPC’s, com o ambiente e com outros jogadores. Os jogadores recebem pontos de experiência numa habilidade conforme a usam. Por exemplo, extrair um minério provê pontos de experiência na habilidade de mineração. Quando um jogador alcança uma marca na quantidade de experiência, passa de nível, permitindo que novas ações sejam executadas. O total de níveis de um jogador reflete parcialmente sua experiência no jogo. Ao alcançar o nível mais alto possível(99)o jogador pode alcançar, exceto a nova habilidade dungeon que pode chegar ao nivel 120, a um certo custo, obter a Capa de Habilidade, indicando aos outros jogadores o feito que o jogador atingiu.

Algumas habilidades, como cortar madeira e pescar, permitem ao jogador extrair recursos que podem ser processados em outros items, consumíveis ou utilizáveis em outras habilidades, como fabricação de flechas e culinária. Os items podem ser vendidos a outros jogadores ou NPC’s para ganhar dinheiro. Outras habilidades permitem o jogador matar criaturas específicas, melhorar o nível de construção, permitem a construção de casas próprias, e melhorar suas habilidades de combate, entre outros.

Combate

RuneScape possui um sistema de combate em tempo real. O combate é um aspecto importante do jogo, permitindo jogadores obter items carregados por criaturas e monstros. Combate também é necessário para as aventuras. O nível de combate, que, diferentemente dos níveis de habilidade, pode passar de 100, reflete a habilidade de combate e o quão difícil pode ser derrotar a criatura ou jogador. Os níveis de combate para criaturas são definidos pelo próprio jogo, enquanto os níveis de combate dos jogadores são determinados aplicando-se uma fórmula em cinco (ou seis, para P2P) das habilidades, relacionadas ao combate.

A maior parte das armas do jogo são medievais, enquanto a outra parte é fictícia e/ou fantasiosa, cada uma tendo seus prós e contras. A partir da introdução da habilidade de evocação, os jogadores podem evocar outras criaturas para auxiliá-los em combate.

O combate é subdividido em três categorias: Armas Brancas(para combate corpo-a-corpo), Magia e Armas à Distância. Armas Brancas são armas como espadas, cimitarras e lanças. inlcui, mas não só, o lançamento de feitiços que causam dano às criaturas, e Armas à Distância  inclui arco e flecha, facas, machados de lançamento, entre outros. Essas três categorias formam o chamado "triângulo de combate", que explica as vantagens de uma categoria sobre a outra. Por exemplo, magia tem vantagem sobre armadura contra ataques com armas brancas.

Diferentemente de outros MMORPG’s, RuneScape não obriga o jogador a escolher uma classe pré-determinada. Ele pode escolher o vértice do triângulo ao escolher qual armadura e arma irá utilizar em combate.

Todas as criaturas, inclusive os jogadores morrem quando seus pontos de vida chegam a zero. Pontos de vida podem ser restaurados comendo ou de outras formas mais específicas. Criaturas mortas simplesmente desaparecem deixando o que carregavam no chão. Jogadores mortos deixam uma lápide, que pode durar de 30 segundos a 15 minutos, impedindo que outros jogadores peguem seus items. Se o jogador puder chegar no local antes da lápide se desfazer, ele pode demoli-la e reaver seus items. Outros jogadores podem ajudá-lo, e reparar a lápide para mantê-la inteira por mais tempo. Jogadores mais experientes podem abençoá-la, para dobrar o tempo fornecido. Ao morrer, os jogadores perdem todos menos os três melhores items (determinado pelo preço de mercado), enquanto o resto fica com a lápide. Este número pode tanto subir, através de uma habilidade, quanto descer através do que é conhecido por "skulling", que será mencionado abaixo.

Antes de 2008, os jogadores que combatiam outros jogadores, Player Killers ou Pkers iam a uma área chamada Terra Selvagem ou Wilderness, que permitia o PvP, com um certo limite entre os níveis de combate entre os jogadores. No RuneScape Classic, PvP podia acontecer em qualquer lugar fora da cidade inicial de Lumbridge. Muitos Pkers criaram versões puras ou "pures" com os quais treinanvam apenas um vértice do triângulo, dando-lhes assim uma grande vantagem sobre o lado desvantajoso correspondente, assim como uma grande desvantagem sob o lado vantajoso. Porém em Dezembro de 2007, a Wilderness foi removida para impedir a troca de item por dinheiro de verdade. Novas criaturas chamadas "revenants" tomaram o lugar do PvP para manter a apreensão e o medo dos jogadores de andar pela Wilderness, enquanto o PvP ficou restrito a determinados mundos (mencionados abaixo), além dos minigames já mencionados.

Atualmente, a Wilderness foi substituída por uma mescla entre o extinto Bounty Hunter e a Wilderness antiga. O sistema de obtenção por pontos de Potencial de Drop ainda é o utilizado, porém conforme o potencial do jogador aumenta, aumenta também a chance do item obtido ser um dos itens que o oponente estava usando. O jogador também pode ter um alvo designado a ele. Se esse alvo for eliminado, o Potencial de Drop aumenta mais do que quando se elimina um jogador qualquer. Os níveis da Wilderness são utilizados para manter os níveis de combate dos jogadores mais próximos uns dos outros.

Mundos PvP

Em 15 de Agosto de 2008, Jagex anunciou a sua intenção de introduzir mundos especiais onde os jogadores podiam lutar em qualquer lugar de Guilenor. Para impedir a troca de items por dinheiro real, Jagex instaurou em 15 de Outubro de 2008 um sistema no qual os jogadores não ficam mais com os items do oponente, e sim, um prêmio determinando pela dificuldade e pelo nível de perigo local.

Nos mundos PvP(Player Vs Player-Jogador contra jogador), apesar do combate poder ser em quase qualquer lugar, há áreas seguras, como bancos e pontos de "re-spawn". Há também uma imunidade temporária, de alguns segundos quando um jogador acaba de entrar no jogo ou acaba de usar algum transporte. Quando um jogador ataca outro, recebe a denominação "skulled", na qual uma caveira permanece sobre o personangem. Isso indica que ao invés de três itens salvos na morte do jogador, nenhum item será salvo.

Os itens ganhos através da eliminação de outros jogadores não é definida exclusivamente pelo o que o oponente está carregando. O item ganho é definido pelo valor total dos itens que o jogador estava arriscando, o valor total dos itens que o oponente estava arriscando, o tempo que os jogadores estiveram num mundo PvP, o tempo que os jogadores passaram em áreas frequentadas, denominadas "hot spots".

Missões

Missões ou quests são uma série de tarefas junto com uma história que os jogadores podem seguir e completar. Missões muitas vezes têm pré-requisitos como níveis mínimos em certas habilidades, outras missões concluídas, pontos de missões ou níveis de combate mínimos. Atualmente duas missões requerem o trabalho cooperativo de dois jogadores. As missões podem ser divididas em três categorias não oficiais. Iniciantes que agem como um tutorial mais avançado para jogadores novos, intermediárias, que são missões mais complexas, que já passam a exibir parte da história de RuneScape, e as avançadas, que são comumente relacionadas a items poderosos, habilidades úteis ou acesso a áreas novas. Há também uma categoria de missões chamada "Grandmaster Quests". Essa categoria, com apenas uma missão, incluirá missões com altos pré-requisitos e excelentes recompensas para quem as completa, além de prover uma boa parte da história de RuneScape.

As missões podem requerer que o jogador mate criaturas de alto nível de combate, corram por Guilenor para atender pedidos de reis, ou até que salve a população de ameaças iminentes. Para cada conclusão de missão, o jogador recebe sua recompensa que pode ser desde itens, até experiência bônus, além de pontos de missão. Esses pontos determinam quantas aventuras o jogador já terminou, depois de adquirir todos os pontos de missão o jogador pode obter a Capa de Habilidade para missões, ou Questpoint Cape, que exibe para os outros jogadores que aquele jogador terminou todas as missões disponíveis. Como uma missão é lançada aproximadamente mensalmente, o jogador deve todo o mês engedrar nessa nova missão para poder manter a capa.

Interação

Há muitos NPC’s em Guilenor. Alguns são vendedores de lojas, ou personagens de missões, logo não podem ser combatidos. No entanto, outros NPC’s são simples criaturas, que podem ser engajadas em combate. Criaturas podem variar desde simples vacas, galinhas, ratos e aranhas até as mais poderosas e perigosas como dragões, demônios e elementais. Cada criatura tem defesas e vulnerabilidades, que devem ser exploradas pelo jogador. As criaturas em si podem ser agressivas ou não, sendo que aquelas atacam o jogador sem nenhum incentivo, enquanto estas só atacam após atacadas. Apesar disso, para qualquer criatura, após o jogador permanecer na área por dez a quinze minutos, as criaturas se "acostumam" com o jogador e passam a ser não agressivas. As criaturas agressivas não atacam jogadores com um nível de combate dobrado a delas..

RuneScape também conta com várias ativiades independentes, anteriormente conhecidas como mini-jogos, apesar da maioria ser exclusiva aos usuários assinantes. Essas atividades ocorrem em áreas especificas, e muitas vezes requerem habilidades específicas ou trabalho em conjunto com outros jogadores.

Eventos Surpresa

Eventos surpresa são curtas distrações que ocorrem durante o jogo, que acabam por requerer uma resposta do jogador. Foram introduzidos para impedir os jogadores de utilizarem programas automáticos, conhecidos como macros, bots, ou autoers. Alguns eventos requerem o jogador a clicar numa pessoa, ou dar alguns passos para longe da área onde se localiza. Para os jogadores que não respondem ao evento, uma punição é dada, sob a forma de um teletransporte para longe de onde o jogador se localiza, ou uma criatura, muitas vezes muito difícil de matar pode causar dano ao jogador. Para compensar esse aborrecimento, os eventos muitas vezes contam com recompensas pela resposta do jogador como dinheiro ou itens.

Em 27 de Março de 2008, Jagex afirmou que irá reavaliar o sistema de eventos surpresa, pois disse que a ameaça de bots e macros foi bastante reduzida. Em 2 de Fevereiro de 2009, houve o anúncio de que os eventos seriam modificados ou até mesmo removidos. A probabilidade dos eventos ocorrerem também dependeria do total de níveis do jogador e a freqüência com que o jogador responde aos eventos corretamente. No dia 25 de Fevereiro, a Jagex lançou uma atualização na qual removia uma grande parte dos eventos e reformulava outros..

Economia

A economia no RuneScape é baseada em itens. Recursos extraídos, são refinados e vendidos a outros jogadores, ou lojas. Produtos consumíveis, como poções, comidas e runas de magia são utilizadas pelos jogadores em combate, aventuras e outras habilidades. Matar criaturas pelos itens que deixa para trás também traz dinheiro. Em Janeiro de 2008, a criação do Mercado Geral, uma espécie de bolsa de valores, facilitou a compra e vendo de objetos, uma consequência disso foi que os jogadores passaram a executar o que se chama de "merchanting", no qual o jogador tende a acompanhar as mudanças no mercado do RuneScape e tenta tirar proveito disso, vendendo durante a demanda e comprando durante a oferta, muitas vezes desprovendo o mercado de determinado produto, fazendo, assim seu preço subir, para então saturar o mercado com os produtos previamente comprados.

Antes do Mercado Geral, inflação e deflação causaram muita instabilidade na economia do jogo. Inflação era causada pelos macros que jorravam recursos facilmente obtidos no mercado, diminuindo seu preço absurdamente, enquanto deflação era causado pelos itens mais caros como armaduras, pois seu valor subia com a introdução de items melhores e mais baratos. Normalmente, os preços de itens recentes no jogo eram estabelecidos na casa das dezenas de milhões, diminuindo para alguns milhoes ou centenas de milhares em algumas horas ou dias. Por outro lado, items agora dados como raros, na época em que foram lançados não passavam das centenas, hoje valendo fortunas.

Bate-papo

O Bate-papo do RuneScape permite jogadores interagirem entre si com mais facilidade e mais diretamente. Jogadores podem conversar entre si em diferentes mundos através da mensagem privada e pela conversa de clã. A conversa pública permite que se converse com outras pessoas até uma determinada distância, tanto pela fala aparecendo sobre o personagem quanto na caixa de mensagens. A mensagem privada permite o envio de mensagem a uma pessoa apenas, indepentente da distância. A conversa de clã permite que várias pessoas entrem numa sala de bate-papo na qual todos podem conversar livremente.

Todos os sistemas de conversação têm censores que impedem a transmissão de abusos verbais ou palavras chulas. O censor substitui a palavra ou parte da palavra que achar chula por asteriscos (*). Se um jogador utilizar caracteres não convencionais para burlar o censor, poderá ser denunciado à Jagex como infrator das regras. Se um jogador é condenado a infrator de regras, pode receber como punição desde ficar mudo, no qual ele apenas pode usar o bate-papo rápido, descrito abaixo, ou até mesmo ser banido temporário no qual o jogador fica impedido de acessar sua conta por um determinado tempo. Em outros casos, se o jogador não se enquadra na categora de infrator, o jogador ofendido pode adicionar o ofensor à sua lista de ignorados,o que impede que as frases ditas pela pessoa ignorara apareçam para o denunciante.

O sistema Bate-papo rápido ou "QuickChat", permite que o jogador use frases pré-programadas para conversar, muitas vezes úteis na hora de falar níveis de habilidades, entre outras. No entanto o QuickChat pode ser utilizado também como punição a infratores "mutados". Estes não podem conversar livremente, apenas utilizar o Bate-papo rápido, que também é uma ferramenta de controle parental, no qual os jogadores abaixo de 13 anos não podem escrever qualquer frase, para a própria segurança dele, até seu aniversário de 13 anos. O QuickChat para menores de idade pode ser removido ao consenso dos pais. Além disso, há servidores onde apenas o QuickChat é utilizável, praticamente eliminando assim a possibilidade do jovem tem contato com palavras inadequadas.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode